- (11) 98633-9793
- contato@institutopeople.com
- Seg - Sex | 8h - 18h
- R. QU, nº 01 - Aleixo, Manaus - AM
Segundo Brawley e Paskevich (1997, op. cit. Martin et al., 2009) o team building é compreendido como um processo que permite ajudar um grupo a melhorar a sua eficiência, a dar resposta às necessidades dos seus membros, assim como oferecer melhores condições de trabalho ao grupo. Este processo centra-se em quatro focos principais, tais como a definição dos objetivos, o papel da liderança, as relações interpessoais e as relações entre papéis (Beer, 1980 op. cit. Martin et al., 2009).
Em formato de imersão, é entendido como uma estratégia que associa competências e características individuais, potencializa o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, resiliência e liderança; levando em conta a participação ativa de todos em busca dos objetivos comuns.
Atividades como um team building, na qual o profissional está fora do ambiente de trabalho, ajudam o indivíduo a quebrar algumas barreiras pessoais e organizacionais, melhorando os níveis de motivação individual. Imerso em uma atividade outdoor, é possível aumentar o nível de autoconsciência, visto que não há controle sobre as atividades realizadas.
O pano de fundo para a imersão é desenvolver as competências individuais para potencializar o desenvolvimento do grupo no qual o indivíduo está inserido. É importante lembrar que a liderança é um aspecto fundamental na construção de times de alta performance.
Ser líder não é tarefa fácil, ser líder implica ter uma inteligência emocional apropriada ao processo de liderança, isto é, segundo Goleman (2002, op. cit. Lança 2012:84), possuir uma autoconsciência, autodisciplina, motivação, empatia e habilidades sociaisque lhes permitem entender, primeiro, a sua própria constituição emocional, e em segundo, as outras pessoas para direcioná-las na direção e na concretização dos objetivos dos seus projetos, equipas ou organizações. Ou seja, um líder tem de ser capaz de reconhecer e controlar as suas próprias emoções tendo em conta as consequências das mesmas. Ao criar empatia com os membros do seu time permite que haja uma maior facilidade de comunicação e de se colocar no lugar do outro, ao ser autoconsciente e autodisciplinado consegue ser mais humilde e assertivo no que toca a assumir potencialidades e fragilidades enquanto líder, tal como se tiver a consciência das suas forças também se torna mais confiante tendo sempre em vista a procura de melhores resultados. Tudo isto, irá ajudar a que o líder consiga resolver e gerir da melhor maneira as emoções dos membros da sua equipe como um bom moderador e gestor de conflitos, na forma de entender melhor o outro, assim como entender o que poderá ser feito para melhorar e desenvolver as competências das pessoas que lidera.
Cada vez mais as atividades de alto impacto (como o The Building Experience) são utilizadas como uma estratégia ou ferramenta de comunicação para fortalecer vários processos em um time de trabalho, tais como a motivação e a liderança, a sensação de pertencimento, as relações interpessoais dos profissionais, entre outros.
Na imersão o indivíduo experimenta mudanças comportamentais e emocionais, trabalhando além do aspecto racional e cognitivo, aumentando assim a sua satisfação e sua absorção do processo como um todo. Uma experiência individual que reflete sistematicamente em todos os campos da vida.
R. QU, nº 01 – Aleixo, Manaus – AM